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15 / jan

Saiba como aproveitar o sol com segurança

Verão é tempo de calor, céu azul, praia e muita diversão – e, é claro, de curtir ao sol. O sol faz bem para o corpo e para a mente, estimulando a absorção de vitamina D pelo organismo e aumentando os níveis de liberação dos hormônios relacionados à felicidade e bem-estar. Mas a intensidade da luz e do calor do sol de verão exige cuidados, especialmente para peles adormecidas pela baixa radiação solar dos meses frios. Se não for aproveitado com cautela e responsabilidade, o sol pode se tornar um grande problema – seja com efeitos imediatos (como insolação, desidratação e queimaduras na pele) ou futuros (como desenvolvimento de câncer de pele).

Para aproveitar o verão sem abrir mão do cuidado com a saúde, fique atento às dicas de como aproveitar o sol com segurança:

ATENÇÃO AOS HORÁRIOS DE EXPOSIÇÃO

O sol pode funcionar como um remédio ou como um veneno para a saúde – tudo depende do horário e da duração da exposição. Neste verão, aproveite apenas o sol saudável: evite todo tipo de exposição das 10h às 16h, momento do dia em que os raios solares estão muito agressivos à pele.

NÃO EXAGERE NO TEMPO

Além do cuidado com o horário de exposição ao sol, também é importante ficar atento à duração da exposição. Ficar horas a fio em locais com incidência direta de raios solares, mesmo que dentro do horário adequado, pode superaquecer o corpo e levar à desidratação, insolação e outras consequências. O recomendado é não passar longos períodos em exposição direta, sempre intercalando com pausas para sombra. Caso seja necessário ficar sob o sol, não abra mão das pausas a cada 1h para ficar na sombra e beber líquidos frescos.

PROTETOR SOLAR É OBRIGATÓRIO – MAS NÃO SÓ

O protetor solar é o melhor amigo de quem quer curtir o verão sem se incomodar com a ardência e a descamação típicas das queimaduras solares. Recomenda-se o uso de FPS 30 (no mínimo), com aplicação a cada 2h e reaplicação após molhar o corpo ou suar em excesso. Mas só o protetor solar não é suficiente: sombra, roupas longas e óculos de sol também são grandes aliados para manter-se protegido.

MUITA ÁGUA, POUCO ÁLCOOL

Em períodos de muito calor, a hidratação constante é essencial. Tenha sempre uma garrafa de água fresca e potável à mão, e busque beber pelo menos 3 litros de água ao dia. Pegar leve nas bebidas alcoólicas também é importante, visto que o álcool interfere diretamente na desidratação corporal. Além disso, o organismo metaboliza o álcool transformando-o em acetaldeído, substância que deixa a pele mais sensível aos raios ultravioleta.

CAPRICHE NA ALIMENTAÇÃO

Para curtir o verão com saúde, é importante adotar uma alimentação condizente com as condições climáticas da estação. Evite comidas gordurosas e pesadas, como carnes, queijos e chocolates, que podem gerar dificuldade na digestão em dias quentes. Cuidado com o consumo de alimentos vendidos por ambulantes – priorize opções embaladas. Apostar em uma dieta rica em licopeno é uma ótima pedida para o verão, pois este antioxidante ajuda a reduzir a vermelhidão da pele pós sol e protege contra queimaduras. Tomate, melancia e goiaba são fontes ricas.

ATENÇÃO AOS PEQUENOS E IDOSOS

Os bebês têm a pele muito sensível e não devem ser expostos diretamente ao sol até um ano de idade. Do 1 aos 3 anos de idade, as crianças devem receber apenas o sol do início da manhã e do fim da tarde, com chapéus e roupas protetoras e sempre com protetor solar (de preferência, FPS 50). Os idosos também são mais sensíveis ao sol, e o avanço da idade tende a prejudicar a percepção da sede, facilitando a desidratação. Para eles, deve-se reservar um local à sombra e ter água fresca sempre à mão.

SARDAS E PELE CLARA – CUIDADO DOBRADO

Se o sol em excesso pode ser danoso para todos, as pessoas de pele clara e com sardas devem ficar ainda mais alertas – o mesmo vale para pessoas com histórico familiar de câncer de pele. O protetor solar é obrigatório para qualquer momento do dia, com fator de proteção solar elevado. A exposição direta ao sol não deve ultrapassar 30 minutos.

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