Notícias

30 / jan

5 exercícios para fazer na praia

Com a chegada do verão, todo mundo quer curtir o sol e o calor na beira do mar. Que tal aproveitar o tempo de relaxamento na praia para também cuidar da saúde? O mar, a areia e o céu azul podem ser o cenário perfeito para fortalecer a atividade cardíaca e respiratória, estimular a circulação sanguínea, tonificar a musculatura e reduzir medidas – e ainda aliviar a mente, sem esquecer que o cuidado com a saúde mental é igualmente importante.

Confira agora 5 exercícios simples e funcionais que são perfeitos para praticar na praia, e transforme sua temporada de veraneio num tempo prazeroso para cuidar de si mesmo(a). Não esqueça da água e do protetor solar, e boas férias!

Corrida ou trote

Mais gostoso do que se exercitar dentro de uma academia é cuidar da saúde desfrutando das belezas naturais que só o litoral tem para oferecer. Caminhada, corrida ou trote são exercícios de execução fácil, basta ter um condicionamento físico razoável e respirar da maneira correta (inspirando pelo nariz, expirando pela boca) durante a realização do exercício. Por ser uma atividade aeróbica, ajuda a queimar gordura localizada, ativa a circulação sanguínea e ainda tonifica membros inferiores. Uma boa opção é estabelecer pequenas rotas (com cerca de 200m cada), para intercalar corrida, trote e caminhada – alternando, assim, entre exercícios de alta intensidade e períodos de descanso ativo.

Nadar no mar

O próprio cenário da praia pode ser utilizado como instrumento para exercícios físicos. Diante de um imenso mar azul, nadar é a melhor opção! A natação é um exercício altamente aeróbico, que fortalece as vias aéreas e tonifica principalmente os músculos das costas e abdômen, embora ative a musculatura do corpo inteiro. Além disso, ainda auxilia na queima de calorias! Nade por quanto tempo conseguir e sinta os benefícios no seu corpo – só não se esqueça de conferir os locais apropriados para banho.

Elevação pélvica

Na hora de se bronzear ou relaxar na areia, é possível incorporar um exercício que alonga as costas, melhora a estabilização da coluna, tonifica os glúteos e fortalece as coxas. A elevação pélvica é fácil de ser executada: basta deitar em uma superfície plana (priorize locais em que a areia não esteja tão macia), contrair o abdômen e elevar os quadris, criando uma linha reta dos ombros até os joelhos. Suba e desça o quadril sem encostar os glúteos na areia. Realize o exercício sobre uma canga ou colchonete estendidos na areia.

Jogos de areia

As brincadeiras típicas de praia também podem ser encaradas como exercícios físicos, se executadas com foco e persistência. Partidas de vôlei, futebol, frescobol ou até mesmo um passeio de bicicleta na orla se tornam exercícios mais intensos do que o usual, pois a areia aumenta a força, resistência e intensidade colocada em cada movimento destas atividades altamente aeróbicas. Grande parte das praias também disponibiliza caiaques e stand up paddles, que tonificam membros inferiores e superiores. Estas são boas opções para cuidar do corpo de forma divertida e totalmente integrada ao cenário litorâneo.

Yoga

Depois de exercitar o corpo, não se esqueça de cuidar da mente. Nada melhor do que estar diante da imensidão e da calmaria do oceano para praticar yoga. Além dos benefícios físicos, como aumento da força e resistência muscular e estímulo das vias aéreas, a yoga proporciona o foco total no momento presente, eliminando emoções pertencentes ao passado ou ao futuro e atingindo o equilíbrio emocional. Alivia a tensão, o estresse e a ansiedade e oferece sensação de paz interior, possibilitando uma postura mais sensata e equilibrada para resolver questões do dia-a-dia.

Deixe seu comentário