Notícias

30 / dez

10 hábitos que aumentam a imunidade

O sistema imunológico é o aparato de defesa natural do corpo humano, composto de células, tecidos e órgãos especializados em identificar e combater agentes externos com potencial nocivo ao organismo. Durante as férias, quando o corpo é exposto a sucessivas mudanças de temperatura por conta do mar, piscina, ar-condicionado, chuvas de verão em conjunto com as alterações ambientais próprias das viagens, é comum que a imunidade seja abalada, aumentando a vulnerabilidade à ação de vírus e bactérias. Fique por dentro de alguns hábitos simples que podem turbinar seu sistema imunológico, para não deixar nenhuma doença atrapalhar a curtição de verão:

ADEUS AO CIGARRO

O tabagismo, além de prejudicar diversos sistemas do corpo e aumentar a propensão a uma série de tipos de câncer, é altamente danoso ao sistema imunológico. As substâncias do cigarro prejudicam a oxigenação e o metabolismo das células, além de inflamar a mucosa respiratória, reduzindo a eficácia da barreira natural contra os microrganismos nocivos transmitidos pelo ar. Parar de fumar é um benefício generalizado para sua saúde!

MEXA O CORPO

Além de carregar o corpo com hormônios de bem-estar, a prática de exercícios físicos é uma das melhores maneiras de favorecer a oxigenação celular, função necessária para que as células de defesa desempenhem suas atividades com precisão. Mas não se esqueça do equilíbrio: exagerar nos exercícios pode resultar na exaustão das células, o que debilita o sistema imunológico da mesma maneira que o sedentarismo. O segredo é incorporar as atividades físicas à sua rotina e aumentar a intensidade progressivamente.

CAPRICHE NA HIDRATAÇÃO

A água é essencial para todas as funções vitais do corpo humano, e manter-se hidratado mesmo antes de sentir sede é uma grande medida de cuidado com a saúde. Beber água ajuda a eliminar as impurezas do organismo e aumenta a resistência física, diminuindo as chances de infecção por vírus e bactérias.

DÊ RISADA

Quem diria que rir também é uma maneira de cuidar da saúde? Ao dar uma gargalhada, o cérebro libera substâncias que inibem a produção de adrenalina e cortisol, dois hormônios relacionados ao estresse. A produção excessiva desses hormônios deixa o corpo preparado para reagir a perigos mas, em contrapartida, derruba a imunidade. Rir várias vezes ao dia é uma ótima forma de dar aquela carga de endorfina no cérebro e neutralizar a ação do estresse na saúde.

MANTENHA-SE BEM NUTRIDO
É extremamente importante fornecer ao corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar em harmonia, e a única maneira de garantir todo este estoque nutricional é adotando uma dieta rica e balanceada. Chás verdes, frutas cítricas, vegetais verdes, alho e gengibre são apenas alguns dos muitos alimentos que funcionam como verdadeiros remédios naturais para manter a imunidade lá em cima. As propriedades medicinais dos alimentos funcionam tanto no tratamento de doenças quanto na prevenção das mesmas – explore a capacidade curativa das suas refeições!

CÉREBRO EM FORMA

A saúde do corpo e da mente andam juntas, e manter a atividade cerebral em pleno desempenho é uma ótima maneira de estimular a atividade do sistema imunológico. Exercitar a memória, o raciocínio lógico e a capacidade de planejamento ativa a região do cérebro onde se encontra a glândula timo, também relacionada à capacidade de defesa natural do organismo. Associe os exercícios intelectuais e físicos para manter a saúde em dia.

LAVE AS MÃOS

Nossas mãos entram em contato com todo tipo de superfície contaminada por microrganismos, e basta que entrem em contato com a boca ou outras mucosas para que os vírus e bactérias tenham acesso ao organismo. Uma atitude tão simples quanto lavar as mãos pode reduzir em até 40% o risco de diarreias, conjuntivites e resfriados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

MANTENHA QUEM VOCÊ AMA POR PERTO

Novamente, a associação entre saúde física e mental se mostra necessária para o bem-estar. O estado de solidão conduz a sintomas depressivos e abala o equilíbrio emocional, fragilizando também a atividade do sistema imunológico. Estar perto dos amigos libera uma série de hormônios positivos no cérebro e estimula a plena atividade celular, deixando o corpo menos vulnerável à ação de inimigos externos.

SE AME

Da mesma maneira que o excesso de estresse, a baixa autoestima prejudica a potência do sistema imunológico. Se você enfrenta problemas de aceitação em relação à sua aparência ou personalidade, considere iniciar sessões de terapia para entender a origem dessas frustrações e se livrar desse peso. Exercitar o pensamento positivo, em relação ao mundo e a si mesmo, também ajuda a deixar o organismo menos fragilizado.

VACINAS EM DIA

Além dos hábitos diários, também é de grande importância se certificar que sua vacinação está em dia. As vacinas podem deixar doenças graves, como sarampo, rubéola, varicela e hepatite A e B fora da sua preocupação, além de impedir a proliferação das mesmas em grande escala. Cuidar da sua vacinação é uma medida de cuidado com a saúde de todos, incluindo a sua.

Deixe seu comentário